quinta-feira, 7 de março de 2013

Etapas do Preparo de uma Horta - Preparação dos Canteiros

Pois bem! Você já produziu suas mudas, já escolheu o local ideal para implantar sua horta, mas e agora?
A postagem de hoje dará dicas de como preparar os canteiros que receberão as mudas que você preparou.

O preparo dos canteiros objetiva colocar o local da horta em condições de ser cultivado. Para isso  faz-se necessário:

1) Limpeza: Capinar o mato, catar pedras, cacos de telhas, tijolos, vidros, restos de madeira. Enfim, tirar todo o entulho do terreno.







2) Drenagem: É necessário fazer canais para escoamento da água.



3) Dimensionamento (comprimento, largura, altura): Deve ser feito de maneira a aproveitar melhor o terreno. Os canteiros situados a beira da cerca ou muro devem ter meio metro de largura e os do meio da horta um metro de largura. Estar dimensões são importantes para que se possa ter acesso a todo o canteiro. O comprimento pode ser variável de acordo com o terreno, tenso-se apenas cuidado com o seu nivelamento. Entre dois canteiros, deve-se deixar um corredor de 40 cm a 50 cm de largura, para circulação das pessoas que trabalham na horta.


4) Marcação dos canteiros: Pode ser feito com estacas de bambu fincadas nos cantos dos canteiros e esticando barbante entre as estacas. Isso permite que o seu canteiro mantenha uma linha reta de um canto ao outro.


5) Cercadura: É necessária para segurar a terra e a manter mais alta do que o nível natural do terreno, pois a irrigação pode causar erosão nas beiradas, diminuindo a área útil a ser plantada. Pode ser feita com a própria terra ou com tábuas, tijolos, madeira roliça ou outro material qualquer que cumpra a função de segurar a terra.


 Levantamento dos Canteiros

A altura dos canteiros é determinada em função da umidade do solo e das características das culturas a serem implantadas.
Em solos mais úmidos a altura deve variar de 15 a 20 cm, proporcionando uma drenagem adequada. Já em solos mais secos esta altura poderá ser de 10 a 15 cm.


Declive: O leito dos canteiros deverá ser perfeitamente nivelado, já os passadouros deverão ter um pequeno desnível, no sentido de encaminhar a água das chuvas excedente para um canal escoadouro na lateral da horta. O nivelamento do canteiro evita o escoamento superficial da água de irrigação ou das chuvas, prevenindo processos erosivos e deslocamento das sementes colocadas para germinar.

Passadouros: Servem para dar passagem ao carrinho de mão ou ao horticultor. Deverão ter de 30 a 40 cm de largura para facilitar o trânsito e não desperdiçar terreno. É importante que permaneçam vegetados com ervas de folhas largas que surgirem espontaneamente. As gramíneas (capins) devem ser erradicadas, em face da sua concorrência com as hortaliças.


Cobertura: Nunca é demais cobrir  o solo com palha seca ou outra cobertura adequada. Essa cobertura dá a fertilidade e o sucesso da horta.






Espaldares: São usados para as espécies de caule frágil ou trepador, como tomate, feijão-de-vagem, pepino e outras. Podem ser constituídos com esteios, varas, ou arame liso. Podem ser armados sobre os canteiros.






 Covas: Na horta agroecológica são usadas somente em três casos:
  • por medida de economia ante a pequena disponibilidade de composto;
  • plantio de espécies perenes de grande porte como o chuchu, maracujá, etc;
  • para permitir um "reforço"na adubação dos canteiros, no caso de plantio de espécies mais exigentes ou se o solo não desenvolveu suficiente fertilidade.
Nos demais casos, as hortaliças podem ser cultivadas perfeitamente nos canteiros, sem a necessidade de fazer covas.



 NÓS PREPARAMOS NOSSOS PRÓPRIOS CANTEIROS!


Na próxima postagem veja dicas de como preparar compostos orgânicos, para adubar e fertilizar agroecológicamente as suas hortaliças. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário